Kabuki


Desta vez falarei do teatro japones, conhecido como Kabuki.

Em termo de arte no Japao, o teatro kabuki foi um dos mais importantes, pois assim como os tipos de forma artistica japonesa, ela usava pessoas, representanado sua realidade cotidiana, ficçao, fantasia, e etc.
Ainda na era Meiji, o japao passa do feudalismo, para uma civilização industrializada, com publicos europeus e americanos, conhecendo a arte e a cultura japonesa, entretando, ele encontrariam toda essa tradiçao, apartir do kabuki, que abordava varios temas, ate mesmo surreais.
Uma de suas caracteristica, é a variedade de cores e a importancia que elas trazem. Deparamo-nos com o cenarios e ficamos pasmos, mais ainda quando surgem os atores, com a marcante maquiagem branca, vestes coloridas, rica em afeitos visuais de extremo exagero, infelismente para assistir um bom espetaculo só é possivel no Japão, ou esperando festivais de companhia kabuki no territorio.
KA - BU - KI ou melhor cantar - dançar - representar, os espetaculos sao descontraidos, dedicado a qualquer publico, tem o objetivo de contagiar o publico, sendo grosseiro, gentil, elegante, vulgar, dentro outros aspectos.
Apos mais de 300 anos do antigo costume japones, a continuaçao do kabuki, apenas da-se por herança familiar dos atores. A criaçao do kabuki, veio de influencias do teatro nô, do Bunraku (teatro de marionetes) e do ryogen, passou-se entao a definir-se com caracteristicas diferentes.

Mulher e homem - Papel.


No inicio, apenas mulheres eram atrizes de kabuki, portanto, vestiam-se como homens, para apresentaçoes. Devido a este fato, provocou escanda-lo, muito dos interesses dos homens nesta epoca, era a beleza das mulheres e entao o 'okuni-kabuki" passou a ser proibido pelo governo; Okuni dava-se ao exagero no sensual e no sensacional, colocando a imoralidade da sociedade, amante do materialismo e coisas mundanas.
Na era Genroku (sec. XVII) surgiu o "Wakashu-kabuki" formado por rapazes novos, que tornou-se proibido tambem.
O que vemos hoje, é o verdadeiro kabuki, formado apenas por homens, cujas maiores caracteristicas eram transformar-se em mulheres, era uma especializaçao, a beleza de "Onnagata" o comportamente de uma mulher, apesar de todo o exagero, era natural do pensamento do homem, é uma caracteristica apenas do Japao, apesar do teatro europeu e da inglaterra na idade media, tambem vestir-se de mulher, mas foi marcada no Japao.

Maquiagem - O personagem.

O que chama atençao nos artistas kabuki, é a maquiagem forte usada, marcando os olhos, com contornos vermelhos, a boca e os cilios. tudo gira em torno de simbologias que representa o que é o personagem, sua personalidade e temperamento.
"o branco a mulheres jovens e com amor, o vermelho a ira e a furia, o azul e o preto aos viloes, os verdes ao visitantes e espiritos diabolicos, o cinza a melancolia"
nao só o rsoto, mas a vestimenta tambem é multicor. Tudo torna-se atraente. os movimentos sao ageis, feito com altos niveis de perfeiçao, tanto em danças e na movimentaçoes de pés.
O "mie" é uma pose conduzido por um só ator, outras pelo grupo todo, quando tem que expressar ira ou outro sentimento de emoçao forte. Os braços estendidos, dedos rijos, dando impressao de força concentrada, pode ate ser estranho, mas é o que forma as expressoes do Kabuki.

O kabuki nao temia o governo, pois como eram feitos por pessoas comuns e para publicos comuns, nao se preocupava em agradar-lo, ate mesmo interpretavam alguns guerreiros, imperadores, nobres, etc em forma de sarcasmo e ironia.
Por um repertório popular. alguns sao comoventes, como pessoas de classes pplebéia mostrando seus sonhos e problemas. alguns interpretavam amores proibidos, mostrando o suicidio que logo foi proibido pelo governo, tendo semelhança a romeu e jullieta.
assim dentro da era Genroku, o kabuki perdeu sua fama, dando espaço para o Bunraku, pois o fortalecimento dos dramaturgos no bunraku foi imenso, isso puxou a atençao do publico, enfim, o kabuki deixou-se sua gloria, ate o periodo de restauração Meiji

Apos a queda do xogunato Tokugawa, o Japao foi aberto para o ocidente, com o fim dos samurais e das duras regras que exercia no pais ao isolamento do Japão. os atores entao, passaram a trabalhar para reerguer sua fama.
na segunda guerra, muitas casas de kabuki foram destruidas e a ocupaçao americana proibiram as casas das artes japonesa, tanto o kabuki, como bunraku, casas das gueixas, e de pinturas.
apenas em 1947, as apresentaçoes recomeçaram.

O Kabuki hoje


Os atores de kabuki mais famosos, ate fazem papeis na tv e no cinema por ser bom, assim como Bando Tamasaburo V, um dos mais conhecidos por interpretar mulher, shichinosuke nakamura (dos irmaos nakamura) que fez um papel importante no filme americano "o ultimo samurai", e outros atores.
Ontem e hoje, o kabuki tem de buscar influencias do mundo atual para poder transforma-lo.

Abraços!
priscila

Comentários

Postagens mais visitadas