Festival da Cerejeira

Redaçao: Priscila Faria
Foto: google


Em Campos de Jordão ocorrerá a 39ª festa das cerejeiras, conhecida como Sakura Matsuri.
Na festa terá um banquete da cultura japonesa, da culinaria ate o folclore oriental, como antigas danças tradicionais, musica, teatro e a exposiçao de artes.O parque é rodeado por grandes bosques. O festival ira acontecer na Vila Albertina nos dias 19, 25, 26 de Agosto, 1 e 2 de setembro no Parque das Cerejeiras Sakura Home.
Só resta esperar.


Fonte: http://www.suicabrasileira.com.br


Festival das Cerejeiras

Sakura - Cerejeira.
"Cerejeira é um nome dado a uma árvore de origem nipônica que adaptou ao clima de campos, é a grande atração japonesa no mês de março, esperada todos os anos pelos japoneses e por visitantes estrangeiros.
A primavera que ocupa seu lugar após o inverno, abre espaço para um grande campo rosado, a sakura, flores de cerejeira, que ja confirmado é o maior espetáculo da natureza. naturalmente elas começam a se desabrochar em Okinawa, no sul do Japão até Hokkaido no norte.
Grande apreciadores das flores passam horas em grupos observando passo a passo da chegada da primavera, até o florescer que vem como uma onda. O aglomeramento é tão alto, que antes mesmo da primavera os melhores lugares para assistir o florescimento é rigidamente disputado, muitos passam bastante tempo no lugar até o dia, ou contratam pessoas para guardarem seu lugar na frente.
Felizmente não é só o Japão que é privilégiado de assistir anualmente a bela paisagem, mas paises como Estados Unidos e Brasil tambem realizam o "Hanami" (ato de festejar o florescimento), graças ao projeto japonês no século 20, onde distribuiram varias mudas da arvore para promover amizade entre as naçôes.
Infelismente diz o ditado "tudo que é bom dura pouco" as cerejeiras costumam duram pouco tempo nos galhos das arvores.
Considerada um simbolo do amor até mesmo nos tempos atuais, ainda nos periodos antigos do Japão, mulheres adornavam-se com galhos da flor nos cabelos e no quintal de casas, mostrando a busca pelo amor, porem tambem o lado negativo da flor, que em quebrar um galho da flor pode aproximar a morte.
Normalmente elas podem ser vistas em locais como casas de gueixas no Japâo ou marcando grandes eventos para trazer a harmonia e felicidade.
o fato é o marco de grande alegria realizadas atraves da sakura."

Comentários

  1. Olá amigas! Gostei muito das informações nesta materia sobre a cerejeiras, mas gostaria que pudesse me responder onde consigo mais materias sobre o florescer das cerejeiras, como elas surgem.
    Achei linda as flores surgirem na cidade de Fukushima devastada pelo tsunami e tambem gostaria de saber onde posso encontrar mudas ou raizes da flor.

    Gostei muito do blog, muitas materias sobre o Japão, parabens pelo bom gosto de voces.

    Beijos!
    Celia Martins.

    ResponderExcluir
  2. Celia Martins @

    O que eu posso informar-la sobre a Sakura é mais o menos o que esta escrito no texto, ela dura pouquissimo tempo nos galhos, elas secam e simplesmente somem, é incrivel, quem ja pode ver esse fenomeno ao vivo nunca mais esquece.
    Mas encontrar mudas e galhos dela é uma tarefa complicada, como ela dura em apenas algumas semanas da primavera.

    Aqui no Brasil temos casos raros, há lugares especificos que recebem cuidados extras como na cidade de Sao Roque no instituto Japones e Sao Paulo, alguns lugares na região central de guarulhos, em alguns parques, há lugares como Cotia e Itapevi que tambem há especies da arvore, como a flor de pessego.
    Ao nascer é um fenomeno a parte, pois ela roda o Japão florescendo, muitos acampam esperando ela florescer e as noites sao fantasticas, como se brilhassem.
    Em Campos de Jordão sempre ocorre festas da cerejeira, infelizmente nunca tive oportunidade de ir, mas é fantastica, só esperar o tempo e entrar na cultura japonesa, talvez voce pode pedir como conseguir alguma muda da arvore, que provavelmente deve ser bem cara por sinal e tambem tem de ter muita paciencia, pois é derivada de lugares humidos e frios e não de sol e calor e as vezes da uma grande ansiedade pois floresce uma vez por ano, ou seja, voce terá na sua casa um arvore seca por muito tempo. Comprei um pequenina muda no parque das rosas em Sao Paulo por encomenda e acabei matando a flor por nao saber cuidar,as coisas no Japão são assim calmas, entao podemos aprender dessa flor tambem.
    Em falar da catastrofe de Toquio, eu realmente vi o floescer dela no local, fiquei pasma, todo o local destruido e as flores ali, marcando praticamente uma linha, coisa inexplicavel.

    Entre no site da Bunkyo, www.bunkyo.bunkyonet.org.br/

    Voce pode estar verificando os lugares que acontecerá, pois estamos no mes de março e ainda terá, boa sorte.

    As vezes postamos algo relacionado ao Japão, e agora há novas materias sobre a poesia japonesa.
    Obrigado pela leitura do blog

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Cara amiga, obrigada pela explicação, esse site que indicou é muito bom.

    Agradecida, o blog esta impecavel, beijos.

    ResponderExcluir
  4. A Sakura é muito linda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas