Gen Pes Descalços.

Gen pes descalços

Redação: Priscila Faria
Imagem: google


Roteiro e Arte: keiji Nokazawa
Lançamento1972




Uma das histórias mais marcantes dos quadrinhos.
No roteiro mostra a inesquecivel devastação da bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, contata como uma auto-biografia por keiji nokazawa, mostra a vida ilustre de uma criança, um menino de apenas seis anos, lutando para sobreviver com o horror do holocausto da guerra no japão, onde a parte pobre do Japão e fora da guerra sofre com os grandes alarmes de bombas, tornando-se uma grande pertubação.
Apesar dos sofrimentos, o bom humor do jovem Gen e de pura força de vontade, consegue ajudar pessoas em sua volta, marcada pela tragédia. Ele tem a tarefa de ajudar a mae e a irmã recém-nascida a sobreviver a amarga vida gerada pelo terror atômico.
a historia de Gen pes descalços em um manga, é totalmente baseado nas lembraças reais do autor, como um grande depoimento, pode ser vista não apenas entre fortes palavras, mas em figuras extremamente chocantes, capaz de trazer muitas emoçôes para os leitores.

Hiroshima era bela, uma cidade pacifica. Gen desde cedo teve sua vida abalada pelos conflitos, seu pai era um pacifista, sendo assim era criticados por muitos, taxando-o como um traidor da patria. A falta de alimento era um grande desespero, pois a familia era pobre e com a guerra ficou ainda mais. No dia 6 de agosto de 1945, a bomba cai em Hiroshima, Gen é salvo, pois com o grande vento devastante, o muro da escola caiu sobre ele.
A mãe de Gen, ainda gravida ficou salva, pois foi protegida pelo telhado de sua casa, ja o pai e os dois irmãos não tiveram a mesma sorte, a casa onde eles estavam na bela tarde de hiroshima, caiu sobre eles, com chamas por todo lado, Gen e sua mãe tentaram salva-lo mas era inutil, foram consumidos pela chama, onde os dois presenciaram a cena, por uma ordem do pai ainda agonizante, gen segurou sua mãe e levou-a para longe.
E apartir deste terror, surge a vida turbulenta de gen e sua mae.
Gen ajuda a mãe a fazer o parto da irma ainda no dia da bomba, além disso ajuda aos proximos em seu caminho, graças ao seu otimismo de criança.
No dia seguinte Gen fica atordoado pela falta de alimento e agua limpa, pois a agua ficou consumida pela radiação, sendo assim, ele depara com animais e pessoas sofrendo as queimaduras e o intenso calor, ainda vivos agonizando e sem poder beber agua,. apesar do sofrimento, gen consegue alegrar aqueles que ajudou.

As cenas terrivelmente fortes atrás de desenhos com traços infantis, em especial a edição "O dia seguinte" muito mais forte, pois ali é encontrada cenas de pessoas completamente devastadas pelas chamas e radiação.
O verdadeiro gen, keiji nokazawa, lançou a obra entre os anos 1972, onde relembrou os horrores da guerra tanto para os japoneses e para outras nações. Ainda hoje ela é utilizada na educação em escolas japonesas para crianças e adolescente vendo o que uma guerra atomica pode causar. no inicio o autor nao queria desenhar, mas conta no seu proprio depoimento: "Eu queria apenas esquecer os horrores de tudo aquilo. Quando me tornei cartunista, a última coisa sobre a qual queria escrever era sobre aquilo. Eu odiava a simples menção da palavra e achava que quadrinhos eram pra se divertir”, diz ele.
Mas mudou apos a morte de sua mãe: "Minha mãe morreu padecendo de uma série de diferentes enfermidades, sua vida havia sido um sofrimento constante após a bomba. Quando seu corpo foi cremado, descobri algo que me fez tremer de raiva: não sobrara nada de seus ossos. Geralmente os ossos resistem à cremação, mas o césio radioativo tinha devorado o esqueleto de minha mãe... A bomba atômica tinha tirado tudo de mim, até os ossos de minha querida mãe. O ódio ferveu dentro de mim e pela primeira vez eu me confrontei com a bomba”, conta.
O resultado apesar de trazer dor, emocionou qualquer classe de personalidades. Resultou tambem em um projeto chamado "Projeto Gen" onde mostra a historia para todo o mundo, destacando o alerta aos terrores de qualquer guerra, não somente para a grande perda da populaçao horrivelmente morta em hiroshima e Nagasaki, mas como os horrores dentro dos campos de concentração nazistas e perseguições.



Na historia não ha final feliz, é apenas um meio de alertar e de beneficiar a todos como uma lição do que uma guerra é capaz de trazer. É fundamental para a qualquer classe de pessoas, dando uma grande lição de superação e fortaleza dentre o sofrimento.
Os quatro volumes sao chocantes, dando ao leitor, noite sem dormir, refletindo no sofrimento de cada pessoas morta ali, e em todos os lugares de guerra, é de chorar milhares de barris e ainda ter lagrimas para chorarmais bilhoes. Mostrando a frieza e a tolice humana.


(episodio em espanhol: http://www.youtube.com/watch?v=LCipvfnaUto
http://www.youtube.com/watch?v=92eG3lOzKEk&feature=related)

(dois episodios de extrema tristeza)

Comentários

Postagens mais visitadas