MPB e Rock and Roll - Antigas Discussoes

MPB é a grande sensação desde muitos tempos atras, sendo que no Brasil há varios estilos musicais.
Mas sempre exitiu preconceito dos "rockeiros" em relação a MPB. O publico realmente é mais ligado a isso, ja os artistas prestam homenagens e engrandecem o genero por ser parte da cultura brasileira.
Logico que muitos torcem o nariz, ao querer juntar rock e Mpb como vem acontecendo desde os tempos de Cazuza e etc.
Vemos novas musicas conduzida por Toquinho, Tom Jobim, e os grandes percussores do MPB, gravado musicas com LS Jack, Skank, RPM, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso e alguns outros, e é bem comentado no Brasil, principalmente entre os fãs de rock, que as vezes passam a analisar e ver se isso pode ser inserido, ouvir e tentar descobrir o que há de rock em tudo isso. Mas não é de hoje que essa junção vem sendo estabelecida.

Caetano Veloso e Gilberto Gil foram de longe influenciados pela "psicodelia" de Beatles, Dylan e Rolling Stones, pela presenças de varios instrumentos, percussoes, fortes guitarras e principalmente pela atitude dos artistas tanto no palco como na vida. Esses são grande feras consagrados do MPB e querendo ou não, encontraram-se com o rock no decorrer de um tempo.
Tanto que como Caetano, Gilberto, foram e ainda vem sendo regravados por Engenheiros do Hawaii, capital Inicial, Skank. E esses tambem regravam grandes classicos dos Beatles como "Help" e cia

Lobão - “Agora, com todo o respeito, não me venham falar de rock a essa altura do campeonato. Eu toco MPB, será que não deu para entender ainda? Será que não deu para entender ainda que fazer rock no Brasil é gozar com o pau dos outros?”
Lobão nao é o unico a dizer tais palavras, muitos hoje artistas consagrados do MPB influenciado pelo rock, vem tendo a mesma oponião, não é de hoje, sempre vem declarando assuntos relacionados.
Particularmente concordo com Lobão e muitos outros não, alguns defendem o cenario Rock and roll do Brasil, outros dizem que não existe Rock no Brasil, visto que não é grande. Musica Popular Brasiliera, Rock Brasileiro, Rock and roll, será que sao compativeis? Será que existe Rock no Brasil? É a questão que nao quer calar.

Comentários

  1. Pri na real, não acho Cazuza, legião urbana, RPM, Raul, capital e alguns outrso camaradinhas antigos que tem influencias do rock, que seja rock, é como diz o Lobao mesmo, é um verte do MPB, faz parte da junção, assim como o funk do EUA foi transformado no brasil, assim é o rock, mas falar que esses caras fazem rock and roll é uma puta sacanagem, influencias a parte, rock no brasil é cpmdeipradois, nxcredo, e coias do tipo, nao me diga que tem cara famosao por ai que faz som como Deep purple, iron... meldels!

    eu concordo comtigo, sao influencias, nao no pé da letra literalmente.

    ResponderExcluir
  2. É simples! nao tem o que comparar, acham que por causa dessas manifestações que faziam, fazem tocar rock, uma coisa é atitude, outra coisa é atitude e rock and roll, coisa que brasileiro nao tem, coisa quem brasil nao tem é rock and roll.

    Respeito e gosto de Seixas, Lobão, e algumas velharias do brasil, mas é isso ae mesmo, um pop, um MPB nada mais.
    té + pri

    # Julia #

    abraçeras

    ResponderExcluir
  3. Particularmente eu concordo com o Lobão.

    É igual hip hop do EUA e rap do brasil, sao distintos e quando os brasileiros copiam ficam como brasileiros = sem noção.

    É comparar banana com maça, maconha com chá, 38 com fuzil, maradona com pele

    Pra mim MPB, Rock Brasuca, Rock and roll sao distintos. Brasil é POP

    ResponderExcluir
  4. Eu defino rock brasileiro como um remake. Brasil é aquilo: o novo denovo. A maioria das melodias são iguais a alguma de fora, geralmente bandas de sucesso dos EUA ou UK. Fato. As letras diferem e nem é tanto assim. Ai que entra o MPB que nada mais é que um assunto cultural e melodia simplista. Rock brasileiro não passa de uma mistura de MPB (assunto cultural) + melodia de fora. Minha humilde opinião sobre essa frescura. Mas definições como sempre limitam a visão. Então deixa como tá. Ouça o que gosta.

    "Faça o que quizeres pois é tudo da Lei"

    ResponderExcluir
  5. Rock brasileiro é MPB que é literalmente um "Genero musical" e nao um movimento, um estilo cultural, manifesto e coisa derivados, que muitos dizem ser.

    Um genero musical!! E gostei do que voce disse sobre uma "junção" uma "influencia".
    A bossa nova é derivado do classico, o samba sim é um estilo cultural derivado TOTALMENTE da nossa cultura.

    E rock e MPB é isso que conhecemos por rock brasileiro. Uma mescla.

    É lindo ver tantas definições musicais, pois abrem a mente para coisas diferentes, uns rock, outros mpb, outros samba, outro e outros e o Brasil é expert nisso.

    Priscila que otimo ver esse topico, que bom ver esse blog, cheio de bons assuntos, parabens!

    Abraçao pra ti e familia.
    Beijão do Antonio!

    ResponderExcluir
  6. Antonio por qui, quem diria!
    sabe que teu comentario neste "humilde" blog é uma vitoria kkkk
    abração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas