Woodstock - O maior evento de rock do mundo

Uma grande atração vinha pela madrugada, as 4 da manha, onde o The Who apresentava a Ópera-rock Tommy, enlouquecendo o publico, completamente alto, tanto que a apresentação de Jefferson Airplane teve que ser adiada para o proximo dia.
Mais uma sequencia de apresentações ocorreram no domingo, abrindo com Jefferson Airplane, e mais uma pancanda de musicos consagrados como Neil Young, Johnny Winter e o irmão, Country Joe and The Fish, Edgar Winter,  Sha-Na-Na, Crosby Stills & Nash, Ten Years After,  Paul Butterfield Blues Band, Blood Sweat & Tears, e encerrando com a conhecidissima apresentação insana de Jimi Hendrix, uma das apresentação ou se não "A" apresentação mais fantastica do dia, terminando a segunda-feira com o sol dando sinal de vida aos 35 mil pessoas que sobraram.

Michael Wadleigh com toda a certeza teve um grande e imenso trabalho para montar a produção cinematografica que se tornou uma popular e uma lenda da historia da musica, mostrando um clima ácido, com Hippies viajando por bebidas e fumo, drogas, sexo e o rock'n roll vivido ao extase, alem de ter todo esse drama, ainda assim coordenar grandes equipamento na lama onde as tantas pessoas presentes resistiam. Um grande trabalho visto pelo delirio de hippies dialogando com pedaços de comidas, visto que muitos passavam os dias sem comer absolutamente nada e compartilhando o pouco que tinham, mostrando por esse lado o que tanto defenderam a paz e a harmonia no evento.

Mesmo alguns fatos não comentados no meio de tanta gente, ouve 200 pessoas presas pelo abuso de drogas e ofensas generalizadas, Duas crianças nasceram, duas mortes, uma por overdose e uma atropelada por um trator enquanto dormia.

Um disco foi lançado, alias varios discos, com produções de boa qualidade e de má. Os dias não vinham com todos os shows completos, mas de alguns participantes, alguns vinham em uma caixa com 4 CDs trazendo as apresentações de maior destaques como a de Jimi Hendrix, Creedence.

O Woodstock foi um espetaculo unico, e diversos festivais em homenagem foram realizados como em 1979, 1989, 1994, 1999. Varios festivais baseados no Woodstock surgiram como o US Festival, Live Aid. O organizador Roberto Medina, declarou que criou o Rock in Rio influenciado pelo Woodstock, o Festival de Águas Claras tambem é considerado um Woodstock brasileiro e alguns anos atras foi realizado o Live n Louder um brevissimo show de Rock que foi feito no Brasil mas nada mais de um breve show com cantores do Rock moderno.

Alguns olham o Woodstock de lado, mesmo assim reconhecem a importancia dele na historia dos eventos musicais, visto que foi o primeiro e mega festival em grande escala com artistas classicos que não podem ser esquecido e muito menos mal olhados e menosprezados.
Um episodio interessante em 1989, foi quando um sobrevivente da Chacina de estudantes feita por comunistas chineses em Pequim, na Praça da Paz Celestial disse "Esse foi o nosso Woodstock", que ano passado aconteceu um documentario sobre o Woodstock e mostrou que o Festival teve varios olhos, interpretações, sentidos, para alguns apenas uma forma de expressão musical, para outros uma degradação para a humanidade, ainda gera varios comentarios, mas é inevitavel para os amantes do Rock n Roll, olhar por angulos diferentes e não ver o qual grande foi a importancia do maior e unico concerto de rock da historia, mesmo que este foi regado a mais alta imoralidade, abusos de LSD, muito fumo e bebidas, orgias, e os dias passados fora da realidade, mas antes de mais nada ouviram musicas de qualidade, que hoje não há rastro de tanta maestria, apenas fica na memoria de muitos e tudo isso foi realizado dentro de muita harmonia e o rock n roll.

Priscila Faria.

Comentários

  1. poxa pri que texto foda, pena que eu nem existia na epoca! rsrsr

    esse que foi atropelado por um trator ai devia estar bem xapadão pqp kkk
    pessoas que passaram fome, doenças e coisas do tipo para curtir um show desse é porque deve ter sido incrivel mesmo.
    Creedence levando choque hahah hah imaginavel!

    té mais, abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas