sexta-feira, 5 de junho de 2009

RETRATOS DO MUNDO FLUTUANTES

Uma das obras fantasticas das pinturas japonesas, me influenciou muito ao longo dos meus estudos de pintura, é a tecnica Ukiyo-e, orginada no periodo Edo do japão, apesar das pinturas serem complexas, pois até mesmos os artistas talhavam as imagens na madeira. tento reproduzir os desenhos em tela que não é nada dificil, mas a pintura é horrivelmente dificil por tantos detalhes



Redação: Priscila Faria
Imagens: ukiyoe gallery


História do Ukiyo-e
"Ukiyo-e é uma palavra japonesa, cujo significado é "retratos do mundo flutuante". Apenas pelo nome vemos que a expressão traz a idéia de algo transitório, e os temas pintado por grandes artistas do periodo feudal do Japão, e tambem na atualidade, passam a mesma idéia. Os temas eram diversificados, eram desenhos que retratavam a vida na época, como o caminhar de pessoas nas vilas, casas sofisticadas, belas cortesãs, gueixas, samurais e a natureza, como paisagens do monte fuji e da cidade antiga Edo (atualmente tóquio).

A arte teve inicio no começo do periodo Edo (1603 - 1867), os primeiros temas preferidos dos artistas eram as mulheres japonesas e os atores de kabuki e logo após originou-se o a paisagens que ganharam espaço entre os artistas e especificamente foi nesta etapa que o Ukiyo-e passou a ter mais luxo, e as riquezas nos traços, dando equilibrio das cores.
Tudo começou por Hishikawa Moronobu (1618-1694) que buscou inspiração nas belas prostitutas japonesas de Edo, onde ilustrou até mesmo cenas de sexo entre as mulheres, apesar de as vezes alguns serem punidos por pintarem a tecnica (Shunga-e) cenas de relacionamentos particulares.
Ukiyo-e sao pinturas vindas da tecnica de xilogravuras, as ilustraçoes eram talhadas e pintadas em blocos de madeira, e somente alguns tempos depois com mais adeptos a arte o trabalho passou a ser feito no papel. No começo apenas usava-se tintas indianas, e logo depois desenvolveu-se para a tecnica de impressão policromica (nishiki-ê)
Os interessados pelas obras eram diversos, dentre camponeses a burgueses, mas os compradores eram os burgueses e imperiais. a arte era usada tambem para ilustrarem livros chamados (livro das ilustrações) e depois ganhando mais fama, eram utilizados para cartazes para o teatro kabuki, calendários e cartões.
Hiroshige e Hokusai foram grandes artistas do periodo, pelos estudos em outras pinturas como as européias, outros temas além das paisagens e cenas japonesas foram adquiridas. Na era Meiji, o mercado ocidental foi ao Japão, onde chegou a câmera fotografica antiga, e assim o ukiyo-e foi sendo perdido ao longo dos tempos, mas foi de grandes influências para artistas impressionistas da europa, onde chamaram a tecnica de (japonismo).
A arte marcante ainda é adquiridas por mangakas, utilizando o movimentos em seus mangas.
"








(Site pedagogico iper completo para maior entendimento da pintura, infelismente é todo em ingles, mas só ir em um ipermega tradutor e pronto. http://www.ukiyoe-gallery.com/gallery2.htm )

Um comentário:

  1. consegui achar uma expo desses desenhos dentro de uma kabuki, em yokohama. nao encontrei mais nada, mas se caso eu deparar com alguma coisa eu te mando, certo. adorei o site. abraceras. janis

    ResponderExcluir