RETRATOS DO MUNDO FLUTUANTES

Uma das obras fantasticas das pinturas japonesas, me influenciou muito ao longo dos meus estudos de pintura, é a tecnica Ukiyo-e, orginada no periodo Edo do japão, apesar das pinturas serem complexas, pois até mesmos os artistas talhavam as imagens na madeira. tento reproduzir os desenhos em tela que não é nada dificil, mas a pintura é horrivelmente dificil por tantos detalhes



Redação: Priscila Faria
Imagens: ukiyoe gallery


História do Ukiyo-e
"Ukiyo-e é uma palavra japonesa, cujo significado é "retratos do mundo flutuante". Apenas pelo nome vemos que a expressão traz a idéia de algo transitório, e os temas pintado por grandes artistas do periodo feudal do Japão, e tambem na atualidade, passam a mesma idéia. Os temas eram diversificados, eram desenhos que retratavam a vida na época, como o caminhar de pessoas nas vilas, casas sofisticadas, belas cortesãs, gueixas, samurais e a natureza, como paisagens do monte fuji e da cidade antiga Edo (atualmente tóquio).

A arte teve inicio no começo do periodo Edo (1603 - 1867), os primeiros temas preferidos dos artistas eram as mulheres japonesas e os atores de kabuki e logo após originou-se o a paisagens que ganharam espaço entre os artistas e especificamente foi nesta etapa que o Ukiyo-e passou a ter mais luxo, e as riquezas nos traços, dando equilibrio das cores.
Tudo começou por Hishikawa Moronobu (1618-1694) que buscou inspiração nas belas prostitutas japonesas de Edo, onde ilustrou até mesmo cenas de sexo entre as mulheres, apesar de as vezes alguns serem punidos por pintarem a tecnica (Shunga-e) cenas de relacionamentos particulares.
Ukiyo-e sao pinturas vindas da tecnica de xilogravuras, as ilustraçoes eram talhadas e pintadas em blocos de madeira, e somente alguns tempos depois com mais adeptos a arte o trabalho passou a ser feito no papel. No começo apenas usava-se tintas indianas, e logo depois desenvolveu-se para a tecnica de impressão policromica (nishiki-ê)
Os interessados pelas obras eram diversos, dentre camponeses a burgueses, mas os compradores eram os burgueses e imperiais. a arte era usada tambem para ilustrarem livros chamados (livro das ilustrações) e depois ganhando mais fama, eram utilizados para cartazes para o teatro kabuki, calendários e cartões.
Hiroshige e Hokusai foram grandes artistas do periodo, pelos estudos em outras pinturas como as européias, outros temas além das paisagens e cenas japonesas foram adquiridas. Na era Meiji, o mercado ocidental foi ao Japão, onde chegou a câmera fotografica antiga, e assim o ukiyo-e foi sendo perdido ao longo dos tempos, mas foi de grandes influências para artistas impressionistas da europa, onde chamaram a tecnica de (japonismo).
A arte marcante ainda é adquiridas por mangakas, utilizando o movimentos em seus mangas.
"








(Site pedagogico iper completo para maior entendimento da pintura, infelismente é todo em ingles, mas só ir em um ipermega tradutor e pronto. http://www.ukiyoe-gallery.com/gallery2.htm )

Comentários

  1. consegui achar uma expo desses desenhos dentro de uma kabuki, em yokohama. nao encontrei mais nada, mas se caso eu deparar com alguma coisa eu te mando, certo. adorei o site. abraceras. janis

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas