terça-feira, 29 de março de 2011

Haruki Murakami premiado na Catalunha.

O escritor japonês Haruki Murakami foi o grande vencedor do 23º premio Internacional da Catalunha, atribuido pelo governo regional

O premio reconheceu o escritor e sua obra narrativa dentro da literatura internacional.
O Mundo de Murakami, representando o Jãpão com seu desenho oscilante, entre o real e o lirico, dando forma diferente a obscuridade e o dramatismo que controi uma ponte entre o nosso ocidente e o oriente capaz de unir as culturas e a tradição.

O presidente delegado do Jurí que deu-lhe o premio, disse que a obra de Murakami expressa a genialidade japonesa na escrita, o considerando um "unamuniano (Miguel de Unamuno)" expressando tambem varios aspectos como o" pop, o manga, a sexualidade, o jazz e magia", são palavras de observação de Xavier Rubert de Ventós.

O grande premio da literatura é atribuido anualmente e este ano foi nada mais que 196 candidatos de 56 paises. 

NMurakami agradeceu por ter tido esse grande reconhecimento de suas obras e como escritor e disse, sentir-se honrado com o galardão, sublinhando estar "completamente feliz", devido a pessima situação que o Japão vem passando apos as catastrofes.

O autor pronunciou tambem que o premio entregue a 09 de junho, se constitua a "um alento" para seu pais atualmente em crise.
Haruki Murakami nasceu em Kioto em 1949 e cursou e licenciou-se em literatura e dramatirgia na Universidade de Waseda.
Escreveu seu primeiro livro com 29 anos e seu primeiro trabalho foi como vendedor de discos.
Depois do exito de "Tokyo Blues" em 1986, abandonou seu pais para viver na Europa e nos EUA, chegando a lecionar em universidades, como os norte-americanos de Primcetown, Tufts e Massachussetts

Nenhum comentário:

Postar um comentário