Fênix, dragões e outros mitos

"Era do talhe de uma águia, mas os seus olhos eram tão suaves e ternos quanto os da águia são altivos e ameaçadores. Seu bico era cor-de-rosa e parecia ter algo da linda boca de Formosante. Seu pescoço reunia todas as cores do arco-íris, porém mais vivas e brilhantes. Em nuanças infinitas, brilhava-lhe o ouro na plumagem. Seus pés pareciam uma mescla de prata e púrpura; e a cauda dos belos pássaros que atrelaram depois ao carro de Juno não tinham comparação com a sua."


É assim que Voltaire descreveu a sua fênix na novela "A Princesa da Babilónia".

A Fênix não somente surge das cinzas, surge também em praticamente toda mitologia, tanto a oriental quando a ocidental. Então surge a pergunta: quanto disso deve ser mito? É possível que civilizações geograficamente separadas criassem mitos tão parecidos? Vamos lembrar que não existia twitter, ninguém escrevia #vi um passaro de fogo renascendo das cinzas hoje. Então novamente, quanto disso deve ser mito?
Presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações, os Dragões é outro fênomeno deste tipo, pois estão presente em obras de povos tão distantes como chineses ou europeus, mesmo que assumam em cada cultura, uma função e uma simbologia diferente. Além de talvez serem uma das primeiras manifestações culturais ou mitológica criados pela humanidade. Então novamente, eu pergunto: Quanto disso deve ser mito?


Fora esses exemplos, existem outros casos. Citando somente um, com medo dos fanáticos, está Jesus. Em diversas culturas um ser, com todas as caracteristicas do Jesus da Igreja romana está presente. Inclusive na cultura Egipcia. O autor suiço Erich von Däniken, reflete sobre esse fato no seu livro "Eram os deuses astronautas?" e há algumas outras citações sobre esse mesmo tema em "As Aparições", do mesmo autor. Porém nesse caso, a pergunta se torna outra: O quanto disso é verdade? Será que existe mesmo tantos deuses com caracteristicas tão parecidas? Vamos lembrar que já existia formas de viajar à outros continentes, expandir a cultura, importar traços de outros povos, o chamado "leva e trás". É algo para se pensar, no mínimo. E quem pensa, evolui. Só um pouco de perspectiva, acho que vale a pena consultar os dois lados antes de tomar uma posição.

Comentários

  1. nao apenas mitologicamente as civilizaçoes do mundo tem semelhanças... lembrando q egipcios, astecas e cambojanos viviam separados por milhares de kilometros e nao sabiam da existencia um do outro mesmo assim compartilhavam o feito de construir piramides

    muito legal o post!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas